Quando falamos de eficiência energética as vantagens da Iluminação LED são notórias, uma vez que, a título de exemplo, com uma potência de 80 W é possível obter em LED os mesmos níveis de fluxo luminoso, de uma lâmpada de descarga de 250 W (na ordem dos 8000 lm). Esta característica faz com que a tecnologia LED seja, atualmente, a mais eficiente do mercado, em termos de iluminação apresentando valores entre os 100 e os 150 lm/W, dependendo do tipo de aplicação.
Quando comparado com os valores típicos das lâmpadas fluorescentes, de 65 lm/W, ou das lâmpadas de descarga com 55 lm/W, constata-se que existe clara vantagem na instalação do sistema LED.
Adicionalmente a tecnologia de Iluminação LED dispensa o uso de equipamento auxiliar, como balastros e arrancadores, que também consomem energia no seu funcionamento.
O facto de a Iluminação LED ter uma baixa emissão de calor, quando comparado com outras soluções permite atingir os valores de eficiência energética apresentados, já que possuem perdas por efeito de Joule bastante reduzidas.
Existem ainda outras vantagens na tecnologia LED, quando comparada com outras tecnologias convencionais. O facto de o LED ser construído a partir de material semicondutor (tecnicamente designado por equipamento de estado sólido, por não possuir peças móveis ou frágeis), apresenta enormes vantagens no que respeita a robustez, tempo de vida útil e fiabilidade de funcionamento quer em função da temperatura, quer em função do tempo de vida do equipamento, isto é, praticamente não ocorre degradação do material com a utilização.
Ecologicamente, o facto de no seu fabrico, não serem utilizados gases nocivos ao ambiente, como vapor de mercúrio, vapor de sódio, halogéneo ou iodetos metálicos, constitui um grande benefício ambiental, na fase de encaminhamento dos resíduos.